Iniciativas apoiadas em 2017

01.

Good Fashion Fund [Fundo para a Moda do Bem]

Nossos parceiros Fashion for Good                e Sustainable Trade Initiative (IDH) identificaram que não há financiamento disponível para que as soluções circulares ganhem escala e sejam usadas nas cadeias de fornecimento. Assim, as duas organizações criaram juntas o Good Fashion Fund, fundo para o qual doamos o valor de € 10 milhões. Após o seu lançamento, o fundo oferecerá aos fabricantes e inovadores um crédito para que invistam em dar escala a tecnologias que contribuem para os “Cinco Bens” defendidos pelo Fashion for Good: Good Life [vidas do bem], Good Water [água do bem], Good Economy [economia do bem], Good Materials [materiais do bem] e Good Energy [energia do bem]. Isso se traduz no uso de materiais recicláveis e seguros, no emprego de energia limpa e em quantidades significativamente menores, no uso de processos de fabricação em ciclo fechado e sem a utilização de água, na criação de empregos decentes na promoção de um crescimento econômico justo.

02.

Materialwise

Um obstáculo importante para o aumento do uso de produtos químicos mais seguros é o custo para avaliar se eles são de fato seguros. É um processo caro porque requer muito conhecimento técnico e análises de toxicologia. Além disso, essas análises precisam ser atualizadas sempre que outros dados toxicológicos se tornam disponíveis. A Materialwise está trabalhando para enfrentar esse desafio por meio de um modelo que reduzirá significativamente os custos, aumentando assim a demanda por avaliações químicas.

03.

DRIFT

O DRIFT – Dutch Research Institute for Transitions [Instituto de Pesquisa Holandês para Transições] – está conduzindo um projeto de pesquisa, em conjunto com a equipe global do Instituto C&A e o Fashion for Good, para identificar as ações existentes com potencial para transformar modelos de negocio do setor. A iniciativa quer aumentar o alinhamento entre as ações em curso para alcançarmos mudanças sistêmicas. Isso está ajudando o Instituto C&A e o Fashion for Good a aprimorar suas estratégias referentes à moda circular. Uma versão pública do projeto será divulgada ainda em 2018.

04.

CanopyStyle

Estamos apoiando uma das mais eficazes campanhas contra a destruição de florestas centenárias ameaçadas pela demanda por viscose. Isso requer uma abordagem colaborativa que envolva as marcas e os fabricantes de viscose na produção de conhecimento e na construção de iniciativas. Essa parceria apoia a CanopyStyle em processos de negociação, facilitação e advocacy.


Realizações até o presente


161 marcas, que alcançam US$ 170 bilhões em receitas anuais, tornaram-se signatárias da iniciativa CanopyStyle, comprometendo-se a não adquirir viscose produzida a partir de florestas centenárias e ameaçadas.


11 fabricantes de viscose, responsáveis por 75% da produção global, assumiram o compromisso de eliminar a compra de matérias-primas originadas de florestas ameaçadas.

Nossas metas para o futuro

125-140

marcas

implementando ações para promover a conservação de florestas ameaçadas, envolvendo ativamente fornecedores e priorizando soluções de economia circular até 2023.

100%

das novas tecelagens

construídas ou reformadas após 2020 deixarão de usar materiais de florestas centenárias e/ou ameaçadas, passando a utilizar materiais circulares.

80%

da produção global de viscose

deverão ser considerados de “baixo risco” em relação à origem da matéria-prima.

1.5-5m

de hectares de florestas

conservados ou sob moratória até 2022.